Entrar

Procurar outro ponto turístico

Procurar

Estação Elevatória dos Barbadinhos / Museu da Água

Categoria: Arquitetura civil > Edifício

Distrito: Lisboa > Lisboa > São Vicente

Localização

Situada na freguesia de São Vicente, em Lisboa, a Estação Elevatória dos Barbadinhos é um dos quatro núcleos que compõem o Museu da Água da EPAL.

História e Função Original

A estação foi construída perto do reservatório do Aqueduto do Alviela e começou a funcionar em 1880. O seu objetivo era bombear água do rio Alviela para o Reservatório da Verónica e para a Cisterna do Monte. Esteve em operação contínua até 1928, desempenhando um papel crucial na expansão do abastecimento de água à cidade de Lisboa.

Património Industrial

O edifício conserva as antigas máquinas a vapor, fabricadas nas oficinas de E. W. Windsor, em Ruão. Estas máquinas são um exemplo significativo do património histórico-industrial, com êmbolos verticais de dois cilindros e um sistema de expansão variável, conhecido como sistema Woolf. Estas máquinas, anteriormente movidas a vapor, estão bem preservadas e são a principal atração do museu.

Exposição Permanente

A Estação Elevatória acolhe a exposição permanente do Museu da Água, onde os visitantes podem conhecer a história do abastecimento de água em Lisboa e apreciar as antigas máquinas a vapor, uma das quais ainda em funcionamento, agora alimentada por eletricidade.

Atividades Culturais

Além da exposição permanente, a Estação Elevatória dos Barbadinhos também organiza eventos culturais e exposições temporárias, enriquecendo a experiência dos visitantes com arte e cultura.

Reconhecimento

A Estação Elevatória dos Barbadinhos foi classificada como Conjunto de Interesse Público (CIP) em 2010, destacando-se como um importante marco da arqueologia industrial e da história do abastecimento de água na cidade.

Museu Interativo

O museu também oferece mesas interativas e um chão sensível ao movimento, proporcionando uma experiência dinâmica e educativa sobre a distribuição de água no mundo e a importância da preservação ambiental.

Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Estação_Elevatória_a_Vapor_dos_Barbadinhos

https://pt.wikipedia.org/wiki/Museu_da_Água

Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt

EnglishThe steam engine room of the Estação Elevatória a Vapor dos Barbadinhos (Barbadinhos Pumping Station) in Lisbon, now a museum.The engines were build by E. Windsor & Fils, Rouen, France
A primeira tentativa de musealização do espólio da Companhia das Águas de Lisboa deu-se em 1919, através de uma deliberação da Assembleia-Geral. Foi então criada uma divisão responsável pelos trabalhos de desenho, arquivo, biblioteca e museu, onde esteve implícita a obrigação de organizar e conservar uma variedade de peças com características próprias capazes de construir um espaço expositivo.No final dos anos 30, do século XX, iniciou-se o primeiro processo de inventário com o objectivo de organizar todo um espólio recolhido ao longo de duas décadas.Mais tarde, em 1950, na sequência da demolição das caldeiras da antiga Estação Elevatória a Vapor dos Barbadinhos, deu-se um processo de remodelação do edifício onde foi construído um primeiro andar nos corpos sul e central, projectado para acolher o arquivo corrente da empresa e instalações do laboratório da empresa. Em simultâneo, foram dados os primeiros passos para a elaboração de um espaço museológico.Em 1987 foi finalmente instalada uma exposição permanente onde se destacava a história da evolução do abastecimento de água à cidade de Lisboa, desde a presença romana até hoje. Foi exposto um conjunto de peças pertencentes ao acervo da Empresa.Em 1990 o Museu da Água foi galardoado com o Prémio do Conselho da Europa, sendo o único museu português detentor desta distinção, que destaca o contributo para o entendimento e conhecimento da herança cultural europeia, bem como para a consciencialização da sua identidade.A primeira exposição permanente manteve-se até Dezembro de 2013, altura em que se iniciaram novas obras de requalificação do edifício da estação elevatória a vapor dos Barbadinhos, com enfoque para as acessibilidades, modernização e actualização do espaço expositivo e adequada musealização do património industrial ali patente.http//www.epal.pt/EPAL/menu/museu-da-%C3%A1gua/apresenta%C3%A7%C3%A3o/hist%C3%B3ria

Coordenadas DD: 38.719831155456994,-9.119797179575967
Coordenada DMS: 38°43'11.4"N 09°07'11.3"W

Meteorologia São Vicente  Meteorologia São Vicente

Quinta, 03
Chuva fraca
16° | 18°
Chuva fraca
Sexta, 04
Chuva moderada
14° | 17°
Chuva moderada
Sábado, 05
Chuva fraca
13° | 19°
Chuva fraca
Domingo, 06
Chuva moderada
14° | 18°
Chuva moderada
Segunda, 07
Nuvens carregadas
12° | 21°
Nuvens carregadas
Terça, 08
Nuvens carregadas
14° | 17°
Nuvens carregadas

Farmácia de Serviço São Vicente  Farmácia de Serviço São Vicente

Ver todas as farmácias do concelho (Lisboa)
Lisboa

  Ver por Concelho no distrito de Lisboa

Outros pontos de interesse no concelho (Lisboa)