Categoria: Arquitetura civil > Museu
Distrito: Lisboa > Mafra > Tituaria
O Tholos da Tituaria é um monumento funerário muito antigo. Pensa-se que foi construído durante o período Calcolítico, um tempo entre o Neolítico (Idade da Pedra) e a Idade do Bronze, há cerca de 4.500 a 5.000 anos!
Ele pertence à categoria dos sepulcros de corredor e câmara. É essencialmente uma câmara circular construída com pedras, que era coberta por terra, formando uma pequena colina artificial, também chamada de mamoa ou tumulus.
O Tholos da Tituaria é um testemunho importante de como as pessoas viviam e enterravam seus mortos há milhares de anos nesta região. Ele nos ajuda a entender melhor as culturas antigas que habitaram Portugal.
Este tipo de monumento, embora existam outros semelhantes em Portugal, é sempre valioso para os arqueólogos e historiadores, pois cada um tem suas particularidades e pode revelar informações únicas sobre o passado.
Na visita ao Tholos da Tituaria, se pode observar a estrutura de pedra que restou do monumento. Embora a cobertura de terra (mamoa) tenha desaparecido ao longo dos séculos, as pedras que formavam a câmara funerária ainda estão visíveis.
É um lugar para contemplar o passado e imaginar como era a vida das pessoas que construíram e usaram este monumento. Aconselha-se o uso de calçado confortável, pois é um sítio arqueológico ao ar livre.
O Tholos da Tituaria foi classificado como Imóvel de Interesse Público. Isto significa que ele é protegido por lei e que medidas são tomadas para garantir sua preservação para as futuras gerações.
Apesar de ter sofrido alguma degradação ao longo do tempo, devido à ação do clima e do homem, o Tholos da Tituaria continua sendo um importante marco histórico na região de Mafra.
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 38.94175,-9.208
Coordenada DMS: 38°56'30.3"N 09°12'28.8"W