Categoria: Arquitetura civil > Palácio
Distrito: Lisboa > Alenquer > Vila Verde dos Francos
O Palácio encontra-se em Vila Verde dos Francos, no concelho de Alenquer. Fica na Rua Principal, à entrada da povoação para quem vem de Alenquer.
Construído no século XV por D. Gonçalo de Albuquerque, pai de D. Afonso de Albuquerque, vice-rei da Índia. Foi a residência dos Senhores e Condes de Vila Verde dos Francos e Marqueses de Angeja.
No auge, o palácio era descrito com grandeza, rodeado por uma cerca, e com abundância de água durante todo o ano. Tinha muitos tipos de árvores como laranjeiras, pereiras, macieiras, ginjeiras e figueiras, além de um pombal.
O palácio encontra-se em avançado estado de degradação, com algumas fachadas arruinadas e muralhas ainda visíveis. Na década de 1980, a fachada principal quase completa foi demolida para construir um posto de combustível, mas foi salvaguardada pela intervenção de Maria Alice Rosa Gomes.
Preserva-se ainda uma janela associada à lenda de que Luís Vaz de Camões se apaixonou por Natércia (ou Catarina de Ataíde). Além disso, junto ao palácio há uma fonte gótica com um arco ogival característico.
Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Palácio_dos_Marqueses_de_Angeja_(Vila_Verde_dos_Francos)
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 39.153611885545175,-9.112648120613565
Coordenada DMS: 39°09'13.0"N 09°06'45.5"W