Categoria: Arquitetura religiosa > Igreja
Distrito: Arquipélago da Madeira > Machico > Machico
A Igreja Matriz de Machico é um monumento religioso que tem uma história rica e uma arquitetura impressionante. Fundada por Branca Teixeira, filha do primeiro Capitão-Donatário Tristão Vaz Teixeira, a Matriz começou como a Capela dos Reis Magos, que foi remodelada e ampliada tornando-se o templo que é hoje. A estrutura medieval da igreja foi preservada durante os vários restauros que sofreu ao longo dos séculos XVII e XVIII.
A fachada da Matriz é marcada por um elegante portal gótico em basalto, posicionado entre duas torres. O interior da igreja é composto por uma nave única com cobertura aconchada, revestida por caixotões, e diversas capelas patrocinadas por vários senhores. A capela do Santíssimo Sacramento é particularmente notável pela sua abóbada graciosa de nervuras, enquanto a capela dos primeiros donatários de Machico é decorada com a cantaria e o brasão original.
Os retábulos colaterais formam-se numa composição policroma de um barroco não muito comum. O arco triunfal é composto por três elegantes pilastras adossadas, rematadas por capitéis lavrados sustentando os arcos plenos. A Igreja Matriz de Machico também possui duas obras doadas pelo rei D. Manuel I: uma tábua pintada que representa a Adoração dos Magos e uma escultura da Virgem com o Menino.
A Matriz é dedicada a Nossa Senhora da Conceição e é uma das igrejas católicas mais bonitas do distrito de Madeira. Ela ainda está em uso para o serviço litúrgico, e as missas são realizadas aqui todos os dias em horários diferentes. Além disso, a igreja é aberta ao público e possui entrada gratuita. Vale a pena visitar e apreciar os detalhes impressionantes da arquitetura e decoração barroca.
Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_Matriz_de_Machico
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 32.7186758,-16.7661178
Coordenada DMS: 32°43'7.2"N 16°45'58.0"W