Categoria: Arquitetura civil > Museu
Distrito: Arquipélago da Madeira > Funchal > Funchal > Santa Maria Maior
O Museu do Brinquedo da Madeira é um lugar encantador para quem aprecia brinquedos e principalmente miniaturas. Desde os mais antigos até os mais modernos, são cerca de vinte mil peças provenientes de várias regiões, inclusive Portugal Continental, que compõem o acervo. As sete salas de exposição permanente oferecem um verdadeiro mundo de diversão, com destaque para a sala exclusiva de carrinhos, outra de brinquedos antigos, além de Lego, bonecas, peças de coleção, super-heróis e micro máquinas.
A iniciativa do arquiteto José Manuel Borges Pereira, grande colecionador de brinquedos, resultou na abertura ao público do museu em abril de 2003, inicialmente em outro espaço, no sítio dos Barreiros, no Funchal. Em janeiro de 2015, já com projeto do renomado arquiteto Paulo David, o Museu do Brinquedo reabriu suas portas num novo endereço, o Armazém do Mercado, um edifício do século XVIII no centro da cidade. A entrada custa 5 euros por pessoa e é um bom investimento para quem busca um passeio cultural e nostálgico.
Os funcionários do museu são solícitos e agradáveis, ajudando na ambientação do visitante ao mundo da infância e do imaginário. Vale destacar que, ao lado do museu, outras atividades são desenvolvidas, como a troca de livros escolares usados e a restauração de móveis antigos, reforçando a vertente social do projeto.
A coleção impressionante do Museu do Brinquedo da Madeira é um convite para uma viagem no tempo, resgatando memórias e emoções da infância. Uma experiência única e enriquecedora, que merece ser explorada.
Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Museu_do_Brinquedo_da_Madeira
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 32.6485575,-16.9029736
Coordenada DMS: 32°38'54.8"N 16°54'10.7"W