Categoria: Arquitetura civil > Museu
Distrito: Arquipélago da Madeira > São Vicente > São Vicente > Lombada
O Solar do Aposento, também conhecido como Casa-Museu do Aposento, é uma casa abastada do século XVIII, típica de um morgado rural abastado, localizado na freguesia de Ponta Delgada, concelho de São Vicente, na Ilha da Madeira, em Portugal. Desde 1993, faz parte do património cultural classificado, com a categoria de Imóvel de Interesse Municipal.
O imóvel está localizado no Largo do Açougue, na urbanização Lombada, numa zona destacada pela sua volumetria, numa área ocupada sobretudo por terrenos agrícolas. O edifício apresenta planta rectangular com corpo transversal adossado, integrando uma torre mais alta, em posição descentrada, com a fachada sul e oeste do corpo principal junto à via pública e sem elemento separador. O resto das fachadas é protegido por muro. É possível encontrar um moinho de água nas proximidades, juntamente com outras construções dentro dos muros da propriedade que podem ter sido antigos estábulos e casas de meeiros.
O solar é constituído por alçados de dois pisos, sendo três na torre, pintados a branco com embasamento a vermelho escuro, e vãos emoldurados a cantaria de basalto. A fachada principal está virada a sul, desenvolvendo-se sobre o comprimento, adaptando-se ao desnível suave do terreno. No interior, o piso térreo é ocupado por serviços e por um sistema de moagem de lagar, localizado no corpo transversal. O segundo piso tem função sobretudo residencial, com salas, quartos com tectos de madeira e cozinha com dois fornos.
Supõe-se que o atual edifício tenha sido construído em 1746, provavelmente erguido sobre uma construção mais antiga, e terá pertencido à família Ornelas, segundo a tradição. A última proprietária do imóvel foi Maria Hilária Dinis Abreu de Freitas (1913-2003), que o legou por testamento à Região Autónoma da Madeira, com o seu recheio, para aí ser ali instalada uma estrutura museológica.
O solar agora hospeda um espaço cultural inaugurado a 19 de junho de 2018, visando uma harmonização mais coerente entre períodos estilísticos, assim como o reforço da dimensão do imóvel enquanto casa ao gosto madeirense do século XIX e parte do século XX. O espaço inclui um núcleo de mobiliário de origem madeirense do século XIX, em vinhático, til e castanho, seguindo os modelos do mobiliário inglês da mesma época. O conjunto da doação de Maria Hilária de Freitas, inclui ainda um elevado número de objetos de uso doméstico, que caracterizavam as cozinhas, quartos de dormir e salas de jantar madeirenses em meados do século XIX, com destaque para as loiças inglesas estampilhadas em faiança da mesma época.
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 32.8222799,-16.9915958
Coordenada DMS: 32°49'20.2"N 16°59'29.7"W