Categoria: Arquitetura religiosa > Igreja
Distrito: Portalegre > Elvas > Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso
A Igreja do Salvador está localizada em Elvas e remonta ao século XIII, tendo sido inicialmente dedicada a Santiago em 1282. Foi possivelmente construída pelos Cavaleiros da Ordem da Espada e incluía um hospital anexo para peregrinos a caminho de Santiago de Compostela.
No século XVII, a igreja e os terrenos ao redor foram doados aos Jesuítas, por iniciativa do rei D. Afonso VI, que pretendia criar um colégio da Companhia de Jesus. Este colégio foi inaugurado em 1692, após várias doações e ajustes ao longo dos anos.
O colégio jesuíta abrigava aulas de Gramática e Matemática, tendo como um dos seus professores o belga Thomaz Audueno. Chegou a ser frequentado pelo príncipe D. Teodósio e outras figuras importantes da época, como André de Albuquerque, herói da Batalha das Linhas de Elvas.
A igreja foi integrada na Casa de Bragança e recebeu um priorado que incluía um reitor, um cura e seis beneficiados. Após a expulsão dos Jesuítas, os bens foram vendidos ou transferidos para a Universidade, e o edifício começou a ser utilizado para outras finalidades.
Após a expulsão dos Jesuítas em 1770, o edifício passou a ter várias utilizações, incluindo servir de colégio particular, seminário e, mais tarde, acolheu o Museu Municipal, a Biblioteca e diversas escolas da cidade, como o Liceu de Elvas.
Embora parte da história original da igreja medieval tenha sido perdida, a Igreja do Salvador, no contexto do colégio jesuíta, mantém traços arquitetónicos que refletem a importância religiosa e educativa da época em Elvas.
Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Igreja_do_Salvador_-_Elvas_-_Portugal_(51984819850).jpg
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 38.87917154171541,-7.162264193251552
Coordenada DMS: 38°52'45.0"N 07°09'44.2"W