Categoria: Arquitetura religiosa > Igreja
Distrito: Portalegre > Elvas > Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso
A Igreja dos Dominicos, também conhecida como Igreja de São Domingos, fica em Elvas, no Alentejo, mais precisamente na freguesia da Assunção, Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso.
É parte do centro histórico de Elvas e faz parte do conjunto da Cidade-Quartel Fronteiriça e das suas Fortificações, classificadas como Património Mundial pela UNESCO.
A igreja pertenceu a um antigo convento dominicano, fundado em 1267, após a reconquista cristã da cidade. Este convento, financiado por D. Afonso III e D. João I, foi edificado no local onde existia a Ermida de Nossa Senhora dos Mártires.
A igreja é um exemplo da arquitetura gótica mendicante em Portugal, com uma estrutura original que inclui uma ábside gótica e capelas cobertas por abóbadas de ogivas. No entanto, sofreu várias reformas ao longo dos séculos, especialmente nos séculos XVI e XVIII, que lhe adicionaram elementos maneiristas e barrocos.
Durante o século XVIII, o interior foi decorado com azulejos e altares barrocos, alterando o aspeto gótico inicial. Em meados do século XX, foram realizadas obras para restaurar o estilo original gótico, removendo muitos dos elementos barrocos, como retábulos e talhas douradas.
A fachada principal, em estilo maneirista, destaca-se pelos três portais e brasões da Ordem dos Dominicanos, além de uma estátua de São Domingos em mármore no topo.
A igreja está classificada como Monumento Nacional desde 1910, preservando a sua relevância histórica e arquitetónica para a região.
O retábulo maneirista da igreja, realizado por Simão Rodrigues em 1590, e algumas peças de arte, como a imagem de Nossa Senhora dos Mártires, podem ser vistas no Museu Municipal de Elvas.
Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_de_São_Domingos_(Elvas)
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 38.87940966488902,-7.160286722008753
Coordenada DMS: 38°52'45.9"N 07°09'37.0"W