Categoria: Arquitetura militar > Castelo
Distrito: Portalegre > Elvas > Barbacena
O Castelo de Fontalva situa-se no Monte Velho de Fontalva, perto da freguesia de Santa Eulália, no concelho de Elvas, distrito de Portalegre, Alentejo.
Desde 1977, o castelo é considerado Imóvel de Interesse Público, devido à sua importância histórica e patrimonial.
Embora se saiba pouco sobre a sua fundação, há indícios de que o castelo foi construído sobre um antigo assentamento pré-romano, que mais tarde foi ocupado por Romanos e Muçulmanos.
A estrutura visível atualmente remonta ao final do século XV ou início do século XVI, durante o reinado de D. João III. Foi transformado numa residência com características de solar, mantendo a função de fortificação.
No século XIX ou início do século XX, foram demolidas várias construções anexas ao castelo, tanto do lado interno como externo. No século XX, houve intervenções para adaptar o espaço a fins turísticos, com a construção de uma sala de refeições e a modernização de algumas infraestruturas.
O castelo tem uma planta pentagonal irregular, com cinco torres nos vértices e mais duas a proteger o portão principal, localizado na muralha Leste. Este portão tem um arco semicircular, decorado com a pedra de armas da família Silva. A muralha tem um caminho de ronda (adarve), e tanto a muralha como as torres são ameadas.
Existe uma porta secundária, conhecida como Porta da Traição, localizada na muralha a Sudoeste.
Situado a 337 metros de altitude, o castelo oferece vistas deslumbrantes sobre a paisagem envolvente, sendo um ponto ideal para apreciar o cenário natural do Alentejo.
Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Castelo_de_Fontalva
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 38.98683938849056,-7.297666654789192
Coordenada DMS: 38°59'12.6"N 07°17'51.6"W