Entrar

O que ver em

Procurar

Pelourinho de Cabeço de Vide

O Pelourinho, situado frente à Casa da Câmara, é monumento nacional. É feito de granito e tem na base uma plataforma quadrada com três degraus sobre a qual assenta o fuste octogonal. O seu capitel cónico com rebordo ostenta a Cruz de Avis no lado oposto ao das armas reais.
A Casa da Câmara, o Pelourinho, a Cadeia e até a Forca, eram símbolos representativos da alforria da Vila ou Cidade com jurisdição própria. Cada um destes elementos tinha, além disso, funções práticas dentro dos quadrados administrativos e judicial. A do Pelourinho, se, por um lado, foi a de simbolizar a autonomia judicial do Concelho, foi também a da execução prática da justiça aplicada pelos tribunais, no que respeita à aplicação de castigos que não envolvessem a pena de morte, daí a sua localização num sítio central do concelho."(...)O Pelourinho tinha quatro ferros cravados no cimo da coluna onde os "criminosos" eram pendurados por uma corda colocada por baixo dos braços; outras vezes eram amarrados à coluna. Era numa destas posições que eram expostos à irrisão popular e aos castigos físicos, que variavam consoante a gravidade do delito ou com os costumes do tempo.
O Pelourinho de Cabeço de Vide perdeu a sua função com a cessação do Concelho, em 1855, mas perdura no seu posto, reparado agora das injúrias do tempo e dos lenhadores que teimaram, durante gerações seguidas, afiar, nos seus degraus, os machados da lenha e da tiragem da cortiça.
É monumento Nacional, não tanto pela arte do seu traçado arquitectónico, como pela vetustez e vigor dos seus granitos.
Hoje, cumprida a sua missão histórica, descansa no sossego do Museu da Vila, que é todo o alto do morro." www.jf-cabecodevide.pt/pelourinho.htmSee where this picture was taken. [?]

Data: 14 de outubro de 2008, 22:46

Autor: Vitor Oliveira

Copyright: //creativecommons.org/licenses/by-sa/2.0/deed.pt

Link origem: O Pelourinho de Cabeço de Vide perdeu a sua função com a cessação do Concelho, em 1855, mas perdura no seu posto, reparado agora das injúrias do tempo e dos lenhadores que teimaram, durante gerações seguidas, afiar, nos seus degraus, os machados da lenha e da tiragem da cortiça.
É monumento Nacional, não tanto pela arte do seu traçado arquitectónico, como pela vetustez e vigor dos seus granitos.
Hoje, cumprida a sua missão histórica, descansa no sossego do Museu da Vila, que é todo o alto do morro." www.jf-cabecodevide.pt/pelourinho.htmSee where this picture was taken. [?]">https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Pelourinho_de_Cabe%C3%A7o_de_Vide_-_Portugal_(3033925873).jpg