Categoria: Arquitetura militar > Castelo
Distrito: Portalegre > Crato > Crato e Mártires
Situado na vila do Crato, no concelho de Crato, distrito de Portalegre, em pleno Alentejo. O castelo encontra-se numa posição elevada, proporcionando uma vista dominante sobre a vila.
Este castelo está associado à Ordem dos Hospitalários, que o começou a construir no século XIII, após receberem o território. Em 1340, o Crato tornou-se a sede desta ordem em Portugal.
O castelo foi um centro importante para a Ordem dos Hospitalários e desempenhou um papel relevante em vários momentos da história de Portugal, como na Guerra da Restauração, onde as suas defesas foram modernizadas e adaptadas para artilharia.
Foi classificado como Imóvel de Interesse Público em 1982, reconhecendo o seu valor histórico e arquitetónico.
Originalmente, o castelo tinha uma planta trapezoidal, reforçada por torres, das quais algumas ainda podem ser vistas em ruínas, como a torre de menagem e algumas muralhas.
No século XVII, durante a Guerra da Restauração, o castelo foi transformado numa fortificação de planta estrelada, adaptada às técnicas militares da época. Algumas estruturas, como as plataformas de artilharia, a cisterna e a porta do fortim, ainda podem ser visitadas.
Ao longo do século XX, especialmente após 1939, o castelo passou por várias fases de restauro e conservação, que ainda hoje continuam para preservar o que resta da fortificação.
Restam partes da muralha medieval, a cisterna e torres em ruínas. O baluarte Norte foi restaurado recentemente, incluindo as suas doze casamatas e uma guarita.
Existe um plano para a revitalização do castelo, que inclui a criação de um museu, salas de exposição, centro audiovisual e uma área de alojamento.
Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Castelo_do_Crato
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 39.28463022046911,-7.642931074595751
Coordenada DMS: 39°17'4.7"N 07°38'34.6"W