Categoria: Arquitetura religiosa > Igreja
Distrito: Portalegre > Crato > Crato e Mártires
A Igreja foi construída no século XIII pela Ordem do Hospital (ou Ordem de Malta). Durante o século XVI, foram realizadas várias alterações.
A fachada apresenta um óculo oval, típico do estilo barroco, e outros elementos decorativos que refletem a influência desse período artístico.
Originalmente, o interior da igreja era sóbrio, como era habitual na Ordem de Malta. Contudo, a partir do século XVII, o espaço foi enriquecido com decoração mais elaborada, seguindo a estética barroca.
No altar-mor, destaca-se um sacrário interessante, colocado no peito de uma águia, com um baixo-relevo no frontal.
A estrutura do altar principal é trabalhada em talha dourada, com a cruz da Ordem de Malta e uma coroa real no topo, ladeada por anjos.
As capelas do Santíssimo e de Nossa Senhora da Piedade foram também enriquecidas com retábulos dourados, além de pinturas e relevos nas paredes e tetos, onde ainda se podem ver traços das antigas estruturas góticas.
A capela-mor está revestida com azulejos azuis e brancos do século XVIII, com cenas da vida de Nossa Senhora. Parte da nave tem também azulejos semelhantes, com temas profanos.
Esta capela tem um gradeamento coroado e, no centro do retábulo, uma escultura da Senhora da Piedade, provavelmente de origem alemã, datada do século XV.
No interior, pode-se admirar algumas imagens barrocas, como a Santíssima Trindade (ou Deus Entronizado), uma figura de Santa Ana (?), Cristo atado à coluna, e uma Nossa Senhora da Conceição com o Menino.
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 39.284198914777285,-7.644595578547581
Coordenada DMS: 39°17'3.1"N 07°38'40.5"W