Categoria: Arquitetura militar > Castelo
Distrito: Portalegre > Fronteira > Fronteira
Situado na vila de Cabeço de Vide, no concelho de Fronteira, distrito de Portalegre, no Alentejo.
A ocupação da área é antiga, com vestígios que remontam à pré-história, principalmente do período Neolítico. No entanto, a ocupação mais relevante está associada à época romana, devido às águas medicinais da zona.
Perto do castelo, encontrava-se um balneário romano (termas), conhecido como A Sulfúrea, famoso pelas suas águas sulfurosas, utilizadas desde o reinado de César Augusto.
O castelo medieval foi construído durante a Reconquista cristã. Afonso Henriques conquistou a área aos muçulmanos em 1160, mas foi novamente perdida e destruída em 1190. A reconstrução definitiva aconteceu posteriormente, já no topo do outeiro, por razões de defesa da fronteira.
Durante o século XVI, Cabeço de Vide teve uma importância significativa na região. Foi nessa altura que a Santa Casa de Misericórdia foi fundada pela rainha D. Leonor, e a vila recebeu um Foral Novo do rei D. Manuel I, em 1512.
A vila e o castelo sofreram grandes danos durante a Guerra da Restauração, que culminou no declínio da sua relevância. No século XX, a vila perdeu o estatuto de concelho, passando a integrar o concelho de Fronteira em 1932.
O castelo e os seus vestígios encontram-se atualmente em processo de classificação como património.
Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Castelo_de_Cabeço_de_Vide
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 39.13443821501606,-7.586615651885342
Coordenada DMS: 39°08'4.0"N 07°35'11.8"W