Categoria: Arquitetura religiosa > Igreja
Distrito: Portalegre > Gavião > Belver
A Igreja Matriz de Belver é uma visita obrigatória para quem se interessa pela história e património religioso em Portugal. Esta igreja foi construída no século XVI e sofreu alterações posteriores, o que lhe deu o seu aspeto atual. A sua arquitetura é exemplo do estilo renascentista, típico deste período.
O interior da igreja é igualmente impressionante, com destaque para o Altar das Almas, onde se encontra um painel atribuído a Pedro Alexandrino de Carvalho que retrata São Miguel no purgatório. Esta obra de arte é uma das mais reconhecidas da igreja. O altar-mor contém outra pintura, que não se encontra assinada, mas é admitido que seja do mesmo autor.
A igreja também possui alguns elementos artísticos importantes, como é o caso dos azulejos que forram a capela-mor e algumas paredes laterais. Estes azulejos são do século XVII e apresentam alguns dos mais belos exemplares desta arte em Portugal.
Para além do seu valor artístico e histórico, a Igreja Matriz de Belver é um local que respira espiritualidade, e que pode proporcionar um momento de reflexão e oração a quem a visita. A simplicidade da sua arquitetura e decoração interior é um convite a uma pausa no constante ruído da vida quotidiana.
Por tudo isto, visitar a Igreja Matriz de Belver é uma experiência cultural e espiritual imperdível para qualquer turista que visite Portugal, especialmente aqueles que procuram um mergulho mais profundo na história e cultura do país. É sem dúvida um tesouro artístico e patrimonial a ser apreciado e preservado.
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 39.4947442,-7.9594712
Coordenada DMS: 39°29'41.1"N 07°57'34.1"W