Categoria: Arqueologia > Conjunto
Distrito: Portalegre > Marvão > São Salvador da Aramenha > Olhos D'Água
Situada na freguesia de São Salvador da Aramenha, no concelho de Marvão, em pleno Parque Natural da Serra de São Mamede.
Fundada no final do século I a.C., a cidade de Ammaia foi uma importante cidade romana da província da Lusitânia, com um papel relevante no comércio e exploração de recursos naturais, como o quartzo e o ouro.
A cidade começou a declinar entre os séculos V e IX, sendo posteriormente abandonada, especialmente após a ocupação árabe da região. Muitos dos materiais das ruínas foram reutilizados em construções nas redondezas.
As ruínas de Ammaia estão classificadas como Monumento Nacional desde 1949.
O visitante pode observar partes das muralhas, torres, termas romanas, uma praça monumental e as vias principais, como o Cardo Maximus, que ligava o centro da cidade ao Fórum. Também há vestígios de um templo e de um anfiteatro, descoberto recentemente.
No local, existe um museu que exibe artefactos descobertos nas escavações, proporcionando uma visão mais profunda da vida em Ammaia durante o período romano.
Desde 1994, várias campanhas arqueológicas têm sido realizadas, revelando mais sobre a estrutura e a importância de Ammaia. O local também serve como um "laboratório aberto" para projetos de investigação europeus, utilizando técnicas modernas não-invasivas.
Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ammaia
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 39.36876013819142,-7.386685488660722
Coordenada DMS: 39°22'7.5"N 07°23'12.1"W