Categoria: Arquitetura civil > Palácio
Distrito: Portalegre > Portalegre > Sé
O Palácio Barahona está situado na cidade de Portalegre, na freguesia da Sé e São Lourenço. O seu jardim está localizado próximo do castelo da cidade e da Praça Serpa Pinto.
Construído em 1800 por João Zuzarte Cid, o palácio foi adquirido mais tarde pela influente família Caldeira de Castel-Branco. A família era descendente de nobres, com laços à Casa Real e à Ordem de Cristo. O edifício foi a residência de várias gerações até ser vendido na década de 1980.
Exemplo de arquitectura civil neoclássica, o palácio destaca-se pelos seus dois torreões, fachada com platibandas de balaústres e uma entrada imponente com frontão curvo. É comparável ao Palácio da Brejoeira, uma construção de estilo semelhante.
Desde 1993, o Palácio Barahona abriga o Arquivo Distrital de Portalegre, onde se guardam documentos históricos importantes da região.
O palácio foi classificado como Imóvel de Interesse Público em 1982, devido ao seu valor histórico e arquitectónico.
O interior do palácio apresenta elementos de grande valor decorativo, como tectos pintados e moldados em metal e uma caixa de escadas com cúpula, que se destaca pela sua elegância e aproveitamento de luz natural.
O jardim do palácio, situado ao nível do andar nobre, divide-se em três áreas, sendo uma delas arborizada e com um tanque central, funcionando como mirante com vista para os arredores.
Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Palácio_Caldeira_de_Castel-Branco_Barahona
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 39.29112318123407,-7.431480217436286
Coordenada DMS: 39°17'28.0"N 07°25'53.3"W