Categoria: Arquitetura militar > Muralha
Distrito: Porto > Porto > União das Freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória
As Muralhas Fernandinas foram construídas no século XIV, durante o reinado de D. Afonso IV, para expandir a defesa da cidade do Porto, que até então era protegida por uma muralha mais antiga (Cerca Velha). A construção ficou concluída no reinado de D. Fernando, daí o nome “Muralhas Fernandinas”.
As muralhas protegiam a cidade em plena expansão, especialmente as áreas próximas ao rio Douro, que cresciam devido ao aumento das atividades comerciais e marítimas. Após perderem a sua função militar, grande parte foi demolida nos séculos XVIII e XIX, para dar lugar a novas ruas e edifícios.
As muralhas tinham aproximadamente 9 metros de altura, com ameias, torres e cubelos. O seu traçado tinha cerca de 2.600 metros de comprimento, circundando uma área de 44,5 hectares.
As muralhas tinham várias portas e postigos (entradas menores), sendo que o *Postigo do Carvão* é o único que sobreviveu até aos dias de hoje. Outras portas importantes incluíam a Porta do Olival e a Porta do Sol.
Os troços que ainda restam das Muralhas Fernandinas foram classificados como monumentos nacionais em 1926, destacando-se como testemunho da história medieval da cidade.
Hoje, alguns troços das muralhas podem ser vistos junto ao antigo Clube Inglês e à Igreja de São João Novo. O miradouro nas proximidades oferece uma vista panorâmica sobre o Porto e o rio Douro, sendo um ponto de interesse turístico pela sua beleza e importância histórica.
Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Muralhas_fernandinas_do_Porto
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 41.14285840632562,-8.60856595739204
Coordenada DMS: 41°08'34.3"N 08°36'30.8"W