Categoria: Arquitetura religiosa > Igreja
Distrito: Porto > Porto > Alfena
A Igreja de Nossa Senhora do Amparo, localizada em Alfena, concelho do Porto, tem uma história que se estende por séculos. A primeira referência à paróquia de Benfica, onde a igreja está situada, data do final do século XIV, quando a área era constituída por casais dispersos. Somente no início do século XVIII, a paróquia começou a se consolidar como um conjunto populacional concentrado. A atual igreja é a terceira construção a ocupar o mesmo local, tendo sido inaugurada em 1809.
A construção da nova igreja foi iniciada em agosto de 1750, sob a direção do arquiteto João Frederico Ludovice, responsável por introduzir o barroco italianizado em Portugal. No entanto, as obras ficaram paradas após o Terremoto de 1755, que colocou à prova a solidez da construção. Somente em 1780 é que as obras foram retomadas, lideradas pelo arquiteto João Gomes. A construção do novo templo tornou-se uma história acidentada, e somente em 1809 é que a igreja foi considerada pronta.
A capela-mor da igreja é considerada arquitectonicamente superior ao resto do templo, sendo toda em mármore, espaçosa e rodeada por duas tribunas com balaustradas de mármore. Ao topo, há uma enorme abertura do trono entre duas colunas coríntias de mármore rosado, cujo remate superior é um triângulo, símbolo da Santíssima Trindade.
A igreja apresenta vestígios do Barroco italiano na sua frontaria, e o tecto do coro é de estuque embelezado com variados ornatos. O tecto da igreja é obra de Pereira Cão, todo ele em estuque apainelado semelhante a pedras, representando várias invocações da Ladainha de Nossa Senhora. A capela-mor é valorizada por um painel de Pedro Alexandrino, e outras capelas laterais têm obras de arte religiosas de Teresa de Matos e Pedro Alexandrino.
A igreja está situada no meio de um amplo adro empedrado, com acesso por duas escadarias, uma das quais enobrecida por um cruzeiro em mármore. Parte do espaço do adro foi cedida para a construção do Centro Paroquial no lado poente, construído entre 1959 e 1964, em bom enquadramento com o edifício da Igreja.
A Igreja de Nossa Senhora do Amparo é um exemplo da riqueza histórica e artística que se pode encontrar em Portugal, tendo sido construída ao longo dos anos com amor e carinho pelos seus fiéis. Os turistas que a visitam irão com certeza apreciar a sua beleza e riqueza cultural.
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 41.2458613,-8.5127612
Coordenada DMS: 41°14'45.1"N 08°30'45.9"W