Entrar

Procurar outro ponto turístico

Procurar

Ponte de São Miguel de Arcos

Categoria: Arquitetura civil > Ponte

Distrito: Porto > Vila do Conde > Arcos

Localização

Situada na localidade de Arcos, Vila do Conde, a ponte atravessa o rio Este, afluente do rio Ave.

História

As origens da ponte são incertas, mas em 1136 já existia uma estrutura nesta área. A ponte pode ter raízes na época romana, embora não haja provas concretas desse período.

Importância medieval

Durante a Idade Média, a ponte fazia parte de um importante caminho medieval que ligava o Porto à Galiza, utilizado por peregrinos que se dirigiam a Santiago de Compostela. Este percurso, conhecido como "carraria antiqua", era uma rota preferida pelos peregrinos devido ao trajeto mais direto.

Estrutura

A ponte tem três arcos em pedra de granito, com um arco central maior e dois laterais mais pequenos, todos de volta perfeita. O seu design em cavalete, com as rampas inclinadas em ambos os lados, é uma característica típica das pontes medievais.

Proteção e restauro

Classificada como Imóvel de Interesse Público desde 1982, a ponte passou por melhorias ao longo dos anos, incluindo reforços no pavimento e na segurança das laterais.

Curiosidades

Nas proximidades da ponte, encontra-se um padrão comemorativo aos Viscondes de Faria Machado, erguido em 1908, e uma alminha, elementos que acrescentam valor cultural ao local.

Ambiente natural

Inserida num ambiente rural, a ponte é rodeada por campos e vinhas em latada, que criam um cenário tradicional português, ideal para caminhadas e fotografia.

Fontes: https://www.flickr.com/photos/vribeiro/15440966870

Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt

Ponte de São Miguel de Arcos
VILA DO CONDE (Portugal) Ponte de São Miguel de Arcos.

 

Desconhecem-se as origens exactas desta ponte. Em 1136, a povoação dos Arcos já existia e o topónimo não pode ser dissociado de uma primitiva estrutura de passagem que aqui existiu, cuja relevância regional, monumentalidade e, muito provavelmente, antiguidade, conferiu à localidade o seu próprio nome, confundindo-se ambas as realidades. Tal facto assegura que, logo nos inícios do século XII a ponte já existia, mas não conseguimos identificar a época precisa da sua primeira configuração, sendo certo que pode ter pertencido ao período romano, embora nenhum elemento material o sugira.

 

Na Baixa Idade Média, a estrutura integrou o principal caminho do entre-Douro-e-Minho que ligava o Porto à Galiza. “Por ter menos uma légua que a estrada por Braga com o mesmo destino, este parece ter sido, segundo alguns indicadores históricos, o caminho mais seguido para Compostela”, sintomaticamente designado por karraria antiqua ou via veteris. Assim, o caminho até agora identificado ligava a cidade da foz do Douro à ponte sobre o rio Ave e ao Mosteiro da Junqueira. A partir daqui, precisamente pela ponte dos Arcos, o itinerário dirigia-se para Rates, local de um dos mais importantes cenóbios nacionais dos séculos XII e XIII e ponto central na densa malha de caminhos da região, seguindo depois para Barcelos. A vantagem desta estrada não era só sobre a de Braga, mas também em relação a um outro eixo viário ainda incipiente nesta altura (mas de grande sucesso nas épocas moderna e contemporânea), que privilegiava as zonas do litoral. Este caminho, conhecido como da “Beira-Mar”, tinha várias desvantagens, entre as quais o clima mais ventoso, as dificuldades inerentes à passagem sobre as fozes dos rios e a inexistência de verdadeiros centros urbanos, como Braga, Guimarães ou Barcelos.

 

Provada a centralidade de São Miguel dos Arcos no contexto regional em que se insere, importa deixar claro que a estrutura que hoje observamos dificilmente corresponderá à referida em 1136. Muito menos parece ter tido a sua origem em 1144, segundo uma inscrição recente, gravada em silhar das guardas da estrutura, informação eventualmente lendária e transposta para a pedra “por ocasião de alguma reparação executada na ponte”. As suas características construtivas são se afastam do período românico, mas é provável que date já do século XIII, centúria de grande actividade construtiva na área da pontística.

 

Tipologicamente, estamos perante uma estrutura harmónica e simétrica, com um arco maior central ladeado por outros dois, de menores dimensões e idêntico perfil entre si. Os vãos são volta perfeita, compostos por aduelas compridas e estreitas, de extradorso ligeiramente irregular e o arco médio apresenta algumas fissuras entre as aduelas e o núcleo de enchimento. Como sistemas de reforço estrutural existem dois talhamares triangulares a montante, a ladear o arco central, e outros dois a jusante, de secção rectangular. O enchimento é feito com silhares relativamente bem aparelhados, dispostos horizontalmente, apresentando algumas fiadas alguns sinais de desagregação. O tabuleiro é em cavalete de dupla rampa, com acentuado pronunciamento proporcionado pela composição harmónica dos vãos, e é protegido lateralmente por guardas em granito.

 

Em anos recentes, a parte superior da ponte foi alvo de melhoramentos, contando-se o revestimento do pavimento e o prolongamento das guardas com estruturas metálicas e grelha de arame. Antes disso, em 1908, erigiu-se, num dos acessos ao pavimento, um padrão comemorativo dos Viscondes de Faria Machado e um conjunto de alminhas. Classificada desde 1982, tem-se assistido, nos últimos anos, a um progressivo desgaste estrutural, a que a passagem de trânsito rodoviário de ligeiros não é alheio. Para além disso, as margens necessitam de melhor regularização de caudais e a própria ponte é ameaçada por arbustos, cujas raizes penetram fundo na estrutura.

Coordenadas DD: 41.39308484723871,-8.666788336554525
Coordenada DMS: 41°23'35.1"N 08°40'0.4"W

Meteorologia Arcos  Meteorologia Arcos

Sexta, 25
Nuvens quebradas
14° | 18°
Nuvens quebradas
Sábado, 26
Algumas nuvens
10° | 19°
Algumas nuvens
Domingo, 27
Nuvens dispersas
12° | 22°
Nuvens dispersas
Segunda, 28
Nuvens dispersas
14° | 23°
Nuvens dispersas
Terça, 29
Nuvens quebradas
16° | 21°
Nuvens quebradas
Quarta, 30
Chuva fraca
16° | 16°
Chuva fraca

Farmácia de Serviço Arcos  Farmácia de Serviço Arcos

Ver todas as farmácias do concelho (Vila do Conde)
Porto

  Ver por Concelho no distrito do Porto

Outros pontos de interesse no concelho (Vila do Conde)