Categoria: Arquitetura religiosa > Igreja
Distrito: Porto > Lousada > Aveleda
Fica na freguesia de Aveleda, concelho de Lousada, no lugar da Igreja.
Foi classificada como Imóvel de Interesse Público em 1978, devido ao seu valor patrimonial e à sua integração na Rota do Românico do Vale do Sousa.
A igreja é um exemplo da persistência do estilo românico em Portugal, com algumas características muito tardias deste período.
O portal ocidental (entrada principal) apresenta elementos românicos bastante tardios, semelhantes aos de outras igrejas na região, como São Vicente de Sousa, Salvador de Unhão e São Gens de Boelhe.
Sem colunas e de estilo mais simples, são sinais de um românico já bastante avançado no tempo. Estes detalhes mostram que a construção foi feita no final do século XIII ou início do século XIV.
Os cachorros (decorações nas extremidades das paredes) são lisos e simples, outra indicação do período tardio da construção.
Embora a construção principal seja dos séculos XIII ou XIV, acredita-se que a fundação original da igreja remonta aos séculos XI ou XII.
A sacristia, a capela-mor e a torre sineira foram alteradas nos séculos XVII e XVIII, o que adiciona camadas de história à igreja.
Ao visitar, é interessante observar como a igreja reflete a transição de diferentes estilos ao longo dos séculos, mantendo traços românicos apesar das reformas.
Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_do_Salvador_de_Aveleda
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 41.27947912310922,-8.25284806980533
Coordenada DMS: 41°16'46.1"N 08°15'10.3"W