Categoria: Arquitetura civil > Adega
Distrito: Porto > Porto > Bonfim
A avenida é marcada por edifícios residenciais construídos no final do século XIX e início do século XX, apresentando um estilo neoclássico, típico da época.
As casas possuem fachadas com uma composição simétrica, destacando-se pelas molduras de granito nas janelas e pelas platibandas no topo das paredes, que conferem uma sensação de elegância.
Na sua origem, muitas destas casas tinham jardins privados nas traseiras, alguns com lagos, estufas de ferro e vidro, e plantas exóticas, como as japoneiras.
Os interiores dos edifícios são conhecidos pela riqueza dos acabamentos, como tetos trabalhados em estuque com detalhes decorativos e pinturas naturalistas, bem como o uso de azulejos decorativos em algumas áreas.
Os edifícios foram construídos com paredes exteriores em granito rebocado, enquanto as fachadas eram, por vezes, revestidas com azulejos. No interior, os pavimentos eram em madeira ou mármore, com tetos em estuque pintado.
Estes edifícios estão classificados como Imóvel de Interesse Público, devido à sua relevância histórica e arquitetónica, garantindo a sua preservação.
A avenida faz parte de um bairro marcado por construções de caráter residencial do século XIX. Está localizada numa área central da cidade, próxima de outros edifícios de interesse, como a Biblioteca Pública Municipal do Porto.
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 41.145855948379555,-8.599939578234608
Coordenada DMS: 41°08'45.1"N 08°35'59.8"W