Categoria: Arquitetura civil > Quinta
Distrito: Porto > Porto > Campanhã
A Quinta da Revolta, também conhecida como Horto do Freixo, está situada em Campanhã, no Porto, junto ao rio Tinto.
Construída entre os séculos XVII e XVIII, o nome "Revolta" pode estar ligado a um evento histórico ocorrido nas proximidades.
A quinta foi inicialmente uma casa de veraneio dos Viscondes de Balsemão, uma importante família portuense. No século XIX, foi vendida a José Duarte de Oliveira, e depois, em 1918, adquirida por Alfredo Moreira da Silva, horticultor, cuja família ainda detém a propriedade.
A casa principal é simples, com dois pisos e uma planta em formato "L", rodeada por jardins de buxo. Possui também uma capela dedicada a Nossa Senhora da Conceição, destacando-se os azulejos decorativos no interior. A entrada é marcada por um portão com o brasão dos Viscondes de Balsemão.
Atualmente, a propriedade abriga um dos hortos mais reconhecidos da cidade do Porto, preservando a tradição de jardinagem da família que o adquiriu. É uma referência para quem se interessa por plantas e jardinagem.
Existe um projeto em desenvolvimento para integrar a Quinta da Revolta no Parque Oriental da Cidade, transformando-a numa estalagem privada dentro desta nova área verde.
Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Quinta_da_Revolta
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 41.14684267901844,-8.57782145281942
Coordenada DMS: 41°08'48.6"N 08°34'40.2"W