Categoria: Arquitetura civil > Pelourinho
Distrito: Porto > Marco de Canaveses > Fornos > São Nicolau
A Ponte do Arco é uma estrutura românica de grande valor histórico e arquitetónico, composta por um único arco ligeiramente apontado, com inspiração nas pontes góticas. O seu tabuleiro em cavalete é uma obra robusta que atravessa o Rio Ovelha.
Inserida numa área rodeada de natureza, a ponte é um ótimo ponto para desfrutar da tranquilidade e beleza do campo, com vistas relaxantes sobre o rio e vegetação local. Ideal para quem procura um refúgio na natureza.
O acesso à ponte pode ser difícil, especialmente em dias de chuva, com estradas em terra batida e algumas em mau estado. Recomenda-se cautela para veículos que não sejam 4x4. Contudo, há duas estradas que permitem chegar às margens do rio.
A área é perfeita para piqueniques e relaxamento. Durante os meses quentes, é comum ver visitantes a tomar banho nas águas frias e límpidas do Rio Ovelha, o que torna o local popular entre os que gostam de atividades ao ar livre.
A ponte faz parte da Rota do Românico e tem uma importância histórica considerável, sendo um testemunho da arquitetura da época e da resistência ao longo dos séculos. Além disso, é mencionada como um local onde ocorreram eventos relevantes durante as invasões francesas.
A ponte foi alvo de restaurações recentes, o que garante a sua preservação. Contudo, não é possível atravessá-la de carro, sendo atualmente usada apenas por peões e ciclistas.
Leve calçado confortável, especialmente se pretender explorar os trilhos ou as margens do rio. Não há serviços próximos, por isso é recomendável trazer comida e água. O local é ótimo para famílias e pequenos grupos que queiram passar um dia tranquilo ao ar livre.
Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ponte_do_Arco
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 41.22216632978901,-8.088091381096609
Coordenada DMS: 41°13'19.8"N 08°05'17.1"W