Categoria: Arquitetura civil > Farol
Distrito: Porto > Porto > Foz do Douro
O Farol da Senhora da Luz, também conhecido como Farol da Luz, está situado na Foz do Douro, Porto, num ponto privilegiado chamado Monte da Luz. A vista estende-se da barra do Rio Douro até Espinho.
Considerado o primeiro farol da costa portuguesa, foi construído no século XVIII para facilitar a entrada de embarcações no Rio Douro.
A estrutura original era composta por uma pequena torre hexagonal no topo de um torreão quadrangular. Tinha uma lanterna verde, hoje substituída por um telhado.
Junto ao farol, existia uma antiga ermida dedicada à Senhora da Luz, que deu o nome ao farol.
O farol sofreu várias modernizações ao longo dos anos, incluindo a instalação de um sistema ótico moderno em 1865 e novos equipamentos em 1913 que permitiam emitir luzes visíveis até 38 milhas de distância.
Há divergências sobre a data de desativação do farol. Estima-se que tenha deixado de funcionar entre 1926 e 1945, devido à construção de outros faróis mais modernos na região.
Recentemente foram descobertas gravuras rupestres nas proximidades, o que acrescenta um valor histórico ao local.
A poucos metros do farol, encontra-se uma pequena torre octogonal de dois pisos, com cinco metros de altura e uma escada exterior em pedra.
O farol não está aberto ao público, mas é possível visitar a área envolvente. Fica na Rua do Monte da Luz, e é classificado como Imóvel de Interesse Municipal.
Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Farol_da_Senhora_da_Luz
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 41.15440870138439,-8.677506390619383
Coordenada DMS: 41°09'15.9"N 08°40'39.0"W