Categoria: Arquitetura religiosa > Igreja
Distrito: Porto > Porto > Foz do Douro
A igreja está situada na Foz Velha, uma zona antiga e pitoresca da Foz do Douro, próxima ao Jardim do Passeio Alegre.
A fachada da igreja é simples e modesta, o que faz com que muitos turistas e até habitantes da cidade não reparem nela. No entanto, é um verdadeiro tesouro escondido para quem aprecia a arte sacra.
Construída no século XVIII, esta igreja substituiu uma anterior que se localizava onde hoje se encontra o Forte de São João da Foz, na confluência do rio Douro com o mar. O forte tinha uma função defensiva para proteger a cidade das invasões marítimas.
O interior da igreja é impressionante, com um extraordinário trabalho em talha dourada, característico do barroco português. O destaque vai para a capela-mor e as seis capelas laterais, que apresentam detalhes requintados.
A obra de talha dourada foi realizada por dois mestres do século XVIII, Manuel da Rocha e Manuel da Costa Andrade, cuja habilidade e talento são evidentes nos detalhes intrincados e na beleza das peças.
No interior, além da talha, pode-se apreciar várias imagens de santos, que são exemplos notáveis de arte sacra portuguesa.
A igreja é uma testemunha da história e do património cultural e artístico da região. É um excelente exemplo de como as igrejas em Portugal preservam não só a religiosidade, mas também o legado artístico.
A igreja oferece uma atmosfera tranquila, muitas vezes acompanhada por música ambiente, que permite apreciar calmamente os detalhes da arte e arquitetura.
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 41.14882991476554,-8.668626459983212
Coordenada DMS: 41°08'55.8"N 08°40'7.1"W