Categoria: Arquitetura religiosa > Túmulo
Distrito: Porto > Vila Nova de Gaia > Grijó
Situado no claustro do Mosteiro de Grijó, em Vila Nova de Gaia, o túmulo de D. Rodrigo Sanches é uma obra histórica de grande valor, classificada como Monumento Nacional desde 1910.
Filho ilegítimo do rei D. Sancho I de Portugal, D. Rodrigo Sanches destacou-se como nobre e cavaleiro, envolvido em várias lutas nobiliárquicas do século XIII. Perdeu a vida em 1245 durante um combate, conhecido como Lide de Gaia, e foi sepultado no Mosteiro de Grijó.
O túmulo é um dos mais antigos exemplares da escultura funerária em Portugal a incluir uma estátua jacente (escultura de corpo reclinado), um elemento inovador para a época. Foi esculpido em calcário brando, seguindo o estilo das oficinas de Coimbra.
A estátua de D. Rodrigo é detalhada, com o cavaleiro representado deitado, segurando a espada com ambas as mãos, e acompanhado de figuras de anjos que simbolizam a elevação da sua alma. O rosto apresenta traços marcantes, com olhos expressivos e cabelos estilizados.
A tampa do túmulo é decorada com cenas que incluem Cristo e os Apóstolos, numa composição que mistura influências românicas e góticas. As figuras demonstram o estilo detalhado da época, com o uso de formas simples e expressivas.
Originalmente, o túmulo estava num arcossólio (nicho na parede) do claustro, onde ficava parcialmente oculto. Em 2013, foi transferido para a Sala do Capítulo do mosteiro, onde agora pode ser apreciado na sua totalidade.
O claustro, onde o túmulo esteve por quase quatro séculos, também merece a atenção dos visitantes. Decorado com azulejos coloridos e um chafariz de estilo flamengo, é um espaço agradável e que reflete a história rica do mosteiro.
Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Mosteiro_de_Grijó
https://pt.wikipedia.org/wiki/Rodrigo_Sanches_de_Portugal
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 41.02876150771769,-8.57979500621252
Coordenada DMS: 41°01'43.5"N 08°34'47.3"W