Categoria: Arquitetura religiosa > Igreja
Distrito: Porto > Porto > Miragaia
Situa-se na freguesia de Miragaia, no concelho do Porto, perto da margem do Rio Douro, numa das zonas históricas da cidade.
A igreja está ligada à antiga comunidade de pescadores de Miragaia, sendo São Pedro, o padroeiro dos pescadores, o santo a quem é dedicada.
A atual igreja é a versão mais recente de várias que foram sendo construídas neste mesmo local desde a Idade Média, o que reflete a sua importância ao longo dos séculos.
Um dos momentos marcantes da história da igreja ocorreu no século XV, quando cristãos arménios que fugiram de Constantinopla trouxeram para aqui as relíquias de São Pantaleão, um santo muito venerado na época. Parte destas relíquias permaneceu na Sé do Porto, mas um braço do santo ficou em Miragaia.
A igreja tem uma fachada simples, com um portal e um grande janelão gradeado, encimada por um frontão triangular com a inscrição "Divo Petro Dicata" (Dedicada a São Pedro). O revestimento exterior é em azulejos, acrescentado no século XIX.
O interior da igreja é composto por uma única nave. Os destaques são o altar de Nossa Senhora do Carmo, que veio do antigo Convento de Monchique, e o altar de Santa Rita, datado do século XVII. A capela-mor está decorada com talha dourada.
A igreja passou por várias reformas ao longo do tempo. Em 1672, o bispo Nicolau Monteiro renovou o edifício, e em 1740, grande parte foi demolida para uma nova construção, aproveitando apenas algumas partes da estrutura anterior.
Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_de_São_Pedro_de_Miragaia
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 41.1429154679925,-8.6198457669057
Coordenada DMS: 41°08'34.5"N 08°37'11.4"W