Categoria: Arquitetura civil > Museu
Distrito: Porto > Matosinhos > Leça da Palmeira
O Museu da Quinta de Santiago/Centro de Arte de Matosinhos é um verdadeiro tesouro histórico. O edifício, datado do final do século XIX, passou por uma cuidadosa recuperação coordenada pelo Arq. Fernando Távora, preservando primorosamente suas marcenarias, cerâmicos, vitrais, tectos, papeis de parede e chaminés. O museu abriga exposições temporárias de arte de tempos em tempos.
Além disso, o jardim é um lugar de beleza indescritível e abriga o Espaço Irene Vilar em um pavilhão onde a escultora mantinha seu atelier. Com uma vista magnífica para o Porto de Leixões, é um lugar perfeito para uma caminhada relaxante. Se continuar o percurso sob o frondoso arvoredo irá chegar à contígua Quinta da Conceição.
Não deixe de explorar, passear e "se perder" no jardim do museu. Com as cores do outono, o jardim está ainda mais belíssimo! A visita ao museu é muito bem conduzida, com excelentes explicações sobre a história da Quinta. É um lugar que vale a pena visitar.
Embora tenha todo o potencial de ser um lugar belíssimo, atualmente está com aspecto abandonado. No entanto, a casa é muito interessante do ponto de vista arquitetônico e abriga uma coleção importante de obras de arte. Não deixe de visitar.
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 41.1844362,-8.6962775
Coordenada DMS: 41°11'4.0"N 08°41'46.6"W