Categoria: Arquitetura civil > Museu
Distrito: Porto > Maia > Cidade da Maia > Vermoim
O Museu do Tabaco da Maia é uma paragem obrigatória para todos os que visitam a cidade da Maia, no distrito do Porto. Este espaço museológico, criado a partir da revitalização da antiga Fábrica de Tabacos da Maia, tem como objetivo divulgar e preservar a história da agro-indústria do tabaco nos Açores.
Numa primeira fase, os visitantes podem explorar as zonas de pesagem, prensagem e secagem de tabaco. Mas em breve, será possível também visitar a área onde se encontram as máquinas de transformação do tabaco. Estas visitas guiadas permitem aos turistas conhecer os processos de produção e a história do cultivo do tabaco nos Açores, uma indústria que se iniciou em 1820.
Além do cunho histórico, o Museu do Tabaco da Maia tem também objetivos de animação cultural e turismo, proporcionando aos visitantes uma experiência única. O espaço é gerido pela Santa Casa da Misericórdia do Divino Espírito Santo da Maia.
A antiga fábrica encerrou as suas portas em 1988, mas foi reaberta como Museu do Tabaco em 2004, após aquisição pela Santa Casa da Misericórdia. A instituição conta com uma área de produção totalizante de cerca de 39 hectares distribuídos pelos concelhos de Ponta Delgada, Lagoa e Ribeira Grande, sendo uma das duas fábricas de tabaco existentes em São Miguel.
Se visitar a cidade da Maia, não deixe de explorar o Museu do Tabaco. Fique a conhecer a história e a cultura do tabaco nos Açores, e desfrute de uma experiência única e enriquecedora.
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 41.2278891,-8.621049
Coordenada DMS: 41°13'40.4"N 08°37'15.8"W