Categoria: Arquitetura religiosa > Igreja
Distrito: Porto > Porto > Perozelo
A Capela de Santa Catarina é um marco histórico e cultural da cidade do Porto, em Portugal, que se situa na freguesia de Santo Ildefonso. A capela teve a sua origem numa antiga capela em madeira, que foi erguida em honra de Santa Catarina.
O edifício atual foi construído nos finais do século XVIII e sofreu alterações e ampliações, em 1801. A fachada principal possui uma porta emoldurada e rematada por um frontão circular, tendo no tímpano um brasão com as armas de São Francisco de Assis e de Santa Catarina. À esquerda, ergue-se a torre sineira que tem dois andares, sendo que o segundo tem quatro janelas e é rematado por um varandim. A cúpula é rematada por uma cruz de ferro.
Na capela, um dos destaques é um magnífico vitral que representa as almas, executado no século XIX, pelo pintor Amândio Silva. A capela possui igualmente um conjunto de 15.947 azulejos que foram executados pela Fábrica de Cerâmica Viúva Lamego, em Lisboa, que cobrem cerca de 360 metros quadrados de parede, representando os passos da vida de São Francisco de Assis e de Santa Catarina, que são venerados na capela.
A Capela de Santa Catarina é um espaço de grande importância histórica e cultural, que foi até 1929 revestida de branco sem azulejos. A capela é um lugar de visitação obrigatória para quem quer conhecer a história da cidade do Porto e a riqueza da cultura portuguesa.
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 41.1430981,-8.2628647
Coordenada DMS: 41°08'35.2"N 08°15'46.3"W