Categoria: Arquitetura religiosa > Convento
Distrito: Porto > Porto > São Nicolau
A Igreja e Colégio de São Lourenço, conhecida como Igreja dos Grilos, encontra-se na freguesia de São Nicolau, no Porto. Hoje, é também chamada Seminário Maior da Sé do Porto.
Foi construída em 1577 pelos jesuítas, em estilo maneirista com influências barrocas. A sua fachada é imponente e inclui o brasão da Ordem de Malta, ligado a um dos principais financiadores da obra.
O complexo incluía uma igreja e um colégio, fundado pelos jesuítas, onde eram oferecidas aulas gratuitas, o que rapidamente atraiu muita popularidade, apesar da oposição inicial da população local.
A resistência inicial à sua construção não se deveu aos jesuítas em si, mas sim ao colégio, porque atraía filhos de nobres, algo que gerava desconforto entre os cidadãos devido às regras da cidade que limitavam a estadia de nobres.
Com a expulsão dos jesuítas em 1759, por ordem do Marquês de Pombal, a igreja passou por diferentes ocupantes, incluindo a Universidade de Coimbra e, mais tarde, os Frades Descalços de Santo Agostinho.
O nome popular "Igreja dos Grilos" deve-se aos Frades Descalços de Santo Agostinho, também conhecidos como "frades-grilos", que ocuparam o espaço em finais do século XVIII.
Durante o Cerco do Porto (1832-1833), o convento foi ocupado por tropas liberais e serviu de quartel. Almeida Garrett e outros estudantes do Batalhão Académico também se instalaram no local.
Desde 1834, o complexo é ocupado pelo Seminário Maior da Sé do Porto, sendo um importante local de formação religiosa até aos dias de hoje.
Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Convento_dos_Grilos
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 41.142250416306794,-8.612785628486389
Coordenada DMS: 41°08'32.1"N 08°36'46.0"W