Categoria: Arquitetura civil > Quinta
Distrito: Porto > Porto > São Nicolau
Situada no Largo de São João Novo, na freguesia de São Nicolau, Porto, a igreja está inserida no Centro Histórico, classificado como Património Mundial pela UNESCO.
Este edifício fazia parte do antigo Convento dos Frades Eremitas Calçados de Santo Agostinho, também conhecido como Convento de São João Novo, fundado no final do século XVI. O convento foi edificado sobre uma igreja mais antiga, dedicada a São João Baptista.
O convento foi abandonado pelos frades agostinhos em 1834, após a extinção das ordens religiosas decretada pelo rei Pedro IV, durante o período do Liberalismo. Atualmente, o edifício conventual alberga o Tribunal Criminal do Porto.
A igreja e o convento são importantes exemplares da arquitetura religiosa do Porto, refletindo o estilo barroco, com influências dos séculos XVI e XVIII.
A capela, que faz parte do conjunto da igreja, é dedicada a Nossa Senhora da Esperança, uma devoção que remonta à história local e à forte ligação religiosa da população.
Em frente à igreja, encontra-se o Palácio de São João Novo, construído no século XVIII e atribuído ao arquiteto Nicolau Nasoni. Este edifício foi um hospital militar durante o Cerco do Porto e mais tarde um museu de etnografia.
Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_de_São_João_Novo
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 41.14215534340689,-8.61762183988172
Coordenada DMS: 41°08'31.8"N 08°37'3.4"W