Categoria: Arqueologia > Via
Distrito: Porto > Maia > São Pedro de Avioso
Esta estrada romana, também conhecida como Via XVI, fazia parte do importante trajeto que ligava as cidades de Bracara Augusta (Braga) a Olisipo (Lisboa), facilitando as comunicações e o transporte no Império Romano.
Ao longo desta via encontram-se marcos miliários, que eram colunas de pedra usadas para marcar as distâncias em milhas romanas. O conjunto mais conhecido é o da série Capela, com 8 marcos.
O nome vem do Padre Martins Capela, que no século XIX identificou e catalogou estes marcos na sua obra dedicada ao estudo do património romano.
A via era essencial para o exército romano e para o transporte de matérias-primas, como metais, entre as cidades mais importantes da região. As rotas romanas ajudavam na consolidação da administração e na circulação de recursos do império.
Em 1910, a via e os marcos miliários foram classificados como Monumento Nacional, o que demonstra o seu valor histórico e cultural.
Os marcos miliários foram colocados ao longo de diferentes períodos, durante os reinados dos imperadores Adriano, Caracala, Licínio e Constante. Alguns destes marcos encontram-se na Maia, na freguesia de São Pedro de Avioso.
Para quem quer visitar, os marcos da série Capela podem ser encontrados ao longo da antiga estrada Porto-Braga (EN14), sendo uma oportunidade para conhecer um pedaço da história romana da região.
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 41.40893443080104,-8.509085186718071
Coordenada DMS: 41°24'32.2"N 08°30'32.7"W