Categoria: Arquitetura religiosa > Igreja
Distrito: Porto > Porto > Vitória
Situada na Rua das Flores, uma das ruas mais movimentadas e históricas do Porto.
A igreja foi construída em 1559, inicialmente em estilo renascentista. Sofreu vários danos ao longo dos séculos, como a destruição da sua fachada por um relâmpago em 1621.
No século XVIII, a igreja foi remodelada pelo famoso arquiteto Nicolau Nasoni, que lhe deu o seu atual estilo barroco com toques de rococó. Esta é a versão que podemos admirar hoje.
A fachada da igreja é um dos seus grandes destaques, conhecida pelo efeito cenográfico e pela riqueza decorativa. Tem três arcadas no piso inferior e várias decorações luxuosas, incluindo um grande frontão e uma cruz de pedra no topo.
O interior da igreja é composto por uma só nave, com teto abobadado coberto por estuques e paredes decoradas com azulejos azuis e brancos. Alguns destes azulejos são do século XIX, substituindo os originais.
A capela-mor tem uma abóbada barroca e é decorada com colunas e nichos onde se encontram imagens dos evangelistas, datadas do século XVI. Estas imagens foram pintadas mais tarde, em 1888, para imitar mármore.
No interior, destacam-se ainda a sanefa de talha dourada, os altares laterais com esculturas e painéis de valor, e o coro desenhado por Nasoni.
Desde 2015, a igreja faz parte do Museu da Misericórdia do Porto e está aberta a visitas. Pode-se explorar o coro, a nave central e várias dependências laterais, como a sacristia.
A igreja está ligada à Irmandade da Santa Casa da Misericórdia do Porto, fundada em 1498, e mantém ainda hoje a sua ligação com esta organização de caridade.
Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_da_Misericórdia_do_Porto
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 41.143472620719166,-8.61456321865295
Coordenada DMS: 41°08'36.5"N 08°36'52.4"W