Categoria: Arquitetura religiosa > Igreja
Distrito: Porto > Porto > Vitória
Situados no bairro da Vitória, no Porto, o convento e a igreja de São Bento da Vitória estão num dos pontos altos da cidade, no Morro do Olival.
A construção começou no final do século XVI, no local onde antes existia a Judiaria do Olival. O convento foi feito para os monges beneditinos, e a sua construção prolongou-se por cerca de 100 anos, terminando em 1707.
A Igreja de São Bento da Vitória foi projetada pelo arquiteto Diogo Marques Lucas, que seguiu um estilo clássico, mas com influências da Contrarreforma. O edifício destaca-se pela sua harmonia e equilíbrio nas proporções.
Durante a Guerra Peninsular, parte do convento foi utilizada como hospital militar por tropas francesas e portuguesas, marcando a sua ligação a momentos importantes da história.
Atualmente, o convento e a igreja têm várias funções. Parte do convento alberga o Arquivo Distrital do Porto e a Orquestra do Porto. Depois de servir como quartel, a administração da igreja foi entregue aos beneditinos do Mosteiro de Singeverga.
Além de apreciar a arquitetura clássica e o ambiente histórico, os visitantes podem explorar o convento e a igreja, que são parte da história religiosa e militar do Porto, e hoje em dia acolhem atividades culturais.
Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Mosteiro_de_São_Bento_da_Vitória
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 41.144154987385576,-8.615715037260319
Coordenada DMS: 41°08'39.0"N 08°36'56.6"W