Categoria: Arquitetura religiosa > Conjunto
Distrito: Porto > Porto > Vitória
Freguesia da Vitória, no centro da cidade do Porto, perto de outros pontos turísticos.
A Igreja dos Carmelitas Descalços começou a ser construída em 1616 e foi concluída em 1628. Já a Igreja do Carmo foi edificada posteriormente, a partir de 1752. Estas duas igrejas estão separadas apenas por uma pequena casa, conhecida como "Casa Escondida", com pouco mais de um metro de largura.
Este conjunto foi classificado como Monumento Nacional em 2013, o que valoriza o seu significado cultural e arquitetónico na cidade do Porto.
A fachada da Igreja dos Carmelitas é feita em granito e apresenta três portais com arcos perfeitos. Acima, há nichos com as imagens de São José, Santa Teresa de Jesus e Nossa Senhora do Carmo. A torre sineira, revestida de azulejos azuis, termina com uma cúpula em forma de bolbo.
O interior tem uma planta em cruz latina, com uma única nave e seis capelas laterais. Destaca-se a talha dourada, de estilo barroco e rococó, especialmente no altar-mor, um trabalho riquíssimo e de grande beleza.
A "Casa Escondida" que separa as duas igrejas é uma das características mais únicas deste conjunto, tornando-o um dos pontos mais fotografados da cidade.
Além da arquitetura imponente, as igrejas têm várias obras de arte sacra, como o retábulo principal da autoria de Joaquim Teixeira de Guimarães e esculpido por José Teixeira Guimarães.
Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_dos_Carmelitas
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 41.14732147258641,-8.61643596225537
Coordenada DMS: 41°08'50.4"N 08°36'59.2"W