Categoria: Arquitetura civil > Tecto
Distrito: Santarém > Almeirim > Benfica do Ribatejo
Construído entre o final do século XVII e o início do XVIII, o Palácio Landal foi edificado sobre uma estrutura mais antiga, possivelmente do século XV. No século XIX, foi adquirido pelo 1º Visconde de Landal, Julião Casimiro Ferreira, de quem o palácio herdou o nome.
Os tectos em questão estavam em duas salas ligadas no Palácio de Landal, em Santarém. Nos anos 1970, durante obras de adaptação para uso como Arquivo Histórico, os tectos foram retirados e transferidos para uma propriedade particular, na Quinta de Santa Marta, em Benfica do Ribatejo, onde permanecem atualmente.
Os tectos apresentam temas de uma casa senhorial da época. Num deles, há representações da história de Sansão e Dalila, com painéis decorativos com putti (figuras de crianças) e folhagens. O segundo tecto ilustra cenas da "commedia dell'arte", um teatro humorístico e popular que floresceu na Itália medieval e renascentista.
Estes tectos, com as suas cenas detalhadas e o estilo decorativo da época, são uma relíquia que oferece um vislumbre da arte e dos costumes do período barroco em Portugal, tornando-se uma paragem interessante para os visitantes que desejam conhecer a riqueza cultural da região.
Atualmente, o primeiro andar do Palácio Landal é ocupado pela Sociedade Recreativa Operária de Santarém, uma organização cultural e recreativa.
Recentemente, o Palácio foi alvo de obras de restauro que incluíram a recuperação de um dos tectos originais, preservando o trabalho decorativo que remonta ao tempo dos Viscondes de Landal. Este restauro valoriza a história do edifício e oferece aos visitantes uma experiência mais próxima do ambiente original da época.
Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Palácio_Landal
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 39.2366362716488,-8.684301785457466
Coordenada DMS: 39°14'11.9"N 08°41'3.5"W