Categoria: Arquitetura religiosa > Igreja
Distrito: Santarém > Almeirim > Almeirim > Tapada
A Capela da Tapada, localizada na urbanização com o mesmo nome, em Almeirim, distrito de Santarém, é um monumento histórico que vale a pena visitar. Esta capela é um exemplo da arquitetura religiosa do século XVI e foi construída para servir como mausoléu para Jerónimo de Sá de Azevedo, filho do famoso escritor Sá de Miranda.
A construção, com reduzidas dimensões, é composta por uma nave única e uma capela-mor. A capela abre-se para a nave da igreja através de um arco em cantaria. Atualmente, a capela não apresenta elementos decorativos de destaque, à exceção das duas grandes lápides que se encontram nela inseridas.
Não se conhece a data precisa da sua construção, mas acredita-se que tenha sido construída na segunda metade do século XVI, como mausoléu para Sá de Miranda. Poucas informações existem sobre a estrutura e a decoração originais da capela, mas sabe-se que foi conservada quando a igreja paroquial foi reedificada em 1750.
Devido à sua importância histórica, a Capela da Tapada foi classificada como Imóvel de Interesse Público em 1971. Os turistas que visitam Almeirim não podem perder a oportunidade de conhecer este monumento que, para além de ser um testemunho da história de Portugal, é um exemplo da arquitetura religiosa da época.
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 39.2282243,-8.6565688
Coordenada DMS: 39°13'41.6"N 08°39'23.6"W