Categoria: Arquitetura religiosa > Igreja
Distrito: Santarém > Santarém > Constância
A Igreja da Misericórdia de Constância é um tesouro histórico e cultural na localidade de Constância, no distrito de Santarém, Portugal. A igreja foi construída em meados do século XVII pelos irmãos da Irmandade da Misericórdia, que adquiriram um terreno para a edificação de uma igreja própria, juntamente com um hospital adjacente (que foi demolido em 1960).
A igreja é de pequenas dimensões e apresenta um estilo maneirista, com uma planta longitudinal e um espaço interior único. A sua fachada apresenta um portal datado de 1696, flanqueado por pilastras e encimado por uma arquitrave com pináculos, onde foi colocada uma imagem da Virgem. O interior da igreja é totalmente revestido com painéis de azulejos seiscentistas, com padrões geométricos em tons de azul e amarelo. Além disso, ao longo da nave, foram colocadas seis telas alusivas à Vida de Cristo. Vale a pena destacar ainda o retábulo-mor, de talha dourada de estilo nacional, acima do qual foi colocada a pedra de armas de D. Pedro II.
Entre os anos de 1811 e 1822, a Igreja da Misericórdia serviu como matriz da vila de Constância, visto que a sede da paróquia, o templo de São Julião, foi destruído durante as Invasões Francesas. Infelizmente, entre 1941 e 1960, a igreja ficou fechada ao culto devido aos danos causados pelas cheias. No entanto, após trabalhos de restauro, a igreja foi reaberta e serviu de palco para a celebração de várias cerimónias religiosas.
A Igreja da Misericórdia de Constância é considerada como um Imóvel de Interesse Público desde 1978. Com o seu riquíssimo património artístico e histórico, a igreja é uma paragem imperdível para todos os turistas que visitam a localidade de Constância.
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 39.4747,-8.339775
Coordenada DMS: 39°28'28.9"N 08°20'23.2"W