Categoria: Arquitetura religiosa > Igreja
Distrito: Santarém > Santarém > Chamusca
A Igreja Matriz da Chamusca é um dos monumentos mais importantes desta vila situada no distrito de Santarém. Fundada em 1510 por D. João da Silva, segundo donatário da Chamusca e de Ulme, esta igreja é dedicada a São Brás. Com o passar do tempo, o templo foi sofrendo várias modificações e ampliações, sendo que a mais significativa foi realizada no século XVIII sob o mandato da rainha D. Maria Ana de Áustria.
Hoje em dia, a Igreja Matriz da Chamusca é um edifício imponente com duas torres e uma fachada ornamentada com portões de ferro forjado. No seu interior, podemos encontrar peças de arte sacra do século XVII e XVIII, como esculturas em madeira estofada e policromada, imagens de santos em pedra, pinturas sobre tábua e um silhar de azulejos de faixas cruzadas em verde e branco.
Além disso, esta igreja já foi sede de várias congregações religiosas, tais como a Confraria das Almas do Fogo do Purgatório e a Irmandade do Santíssimo Sacramento, que realizavam ações benemerentes a favor dos pobres da paróquia.
A Igreja Matriz da Chamusca é um local de visita obrigatória para quem procura conhecer a história e a cultura da vila, assim como apreciar a arte sacra portuguesa. É um monumento que representa a devoção religiosa dos chamusquenses ao longo dos séculos e que, sem dúvida, merece uma visita.
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 39.3569523,-8.4821787
Coordenada DMS: 39°21'25.0"N 08°28'55.8"W