Categoria: Arquitetura religiosa > Igreja
Distrito: Santarém > Alcanena > Louriceira
Situada em Louriceira, freguesia de Malhou, Louriceira e Espinheiro, no concelho de Alcanena, esta igreja é um marco importante tanto na história local como na região.
Estima-se que tenha raízes que remontam a 1151, embora o edifício atual date do século XVI. Em 1996, foi classificada como Imóvel de Interesse Público devido à sua relevância histórica.
Dedicada a Nossa Senhora da Conceição, a igreja exibe elementos do estilo manuelino, com alterações ao longo dos séculos. A fachada tem uma empena em bico, acompanhada por uma torre baixa de formato quadrangular, que reflete o estilo quinhentista.
O interior é revestido de azulejos azuis e brancos do século XVII. Estes azulejos decoravam, em tempos, toda a igreja. Nas áreas do batistério e da capela-mor, os azulejos também cobrem as abóbadas, criando um ambiente de grande riqueza visual.
Nas paredes, encontram-se quadros de temas religiosos, como Nossa Senhora da Conceição, Adoração dos Magos, Fuga para o Egipto, Baptismo de Cristo, entre outros. Estas pinturas estão embutidas no revestimento cerâmico e decoradas com molduras elaboradas em estilo de "rendas".
No chão da capela-mor, há uma lápide com o brasão de um leão e um epitáfio parcialmente apagado, onde estão inscritos os nomes de Lopo Dias Fayn, um fidalgo da casa do rei, falecido em 1560, e sua esposa. Este detalhe é um ponto de interesse para quem aprecia história e simbologia.
Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_Matriz_da_Louriceira
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 39.42751477674654,-8.670255419902336
Coordenada DMS: 39°25'39.1"N 08°40'12.9"W