Categoria: Arquitetura religiosa > Igreja
Distrito: Santarém > Torres Novas > Marruas
A Capela de São Domingos é um dos principais pontos turísticos da aldeia de Marruas, localizada no concelho de Torres Novas, em Santarém. A capela foi construída pelos moradores da aldeia, para melhor administração dos sacramentos, e hoje é administrada pela confraria local.
A fachada da capela é de empêna de duas águas recortadas, com o cruzeiro com a data de 1757, que se repete por cima da vêrga da porta principal. Ao entrar na capela, podemos ver um reduzido côro com dois suportes de madeira, o teto em três tamos longitudinais, paredes caídas, porta pequena do lado esquerdo e defronte o modesto púlpito sem dossei.
O arco triunfal de cantaria tem volta perfeita e é ladeado por dois altares de cantoneira, com retábulos de talha muito simples, ornados de duas colunas e camarins envidraçados, dentro dos quais vimos do lado da epístola uma antiga imagem de N.ª S.ª das Neves, esculpida em pedra, que procede da extinta ermida da Barreira Alva, e no fronteiro uma imagem de S. Sebastião, de somenos valor.
A capela-mor tem abóbada de berço e as paredes revestidas de azulejo azul e amarelo em fundo branco, com cercaduras condizentes. O retábulo com duas colunas torcidas e competentes arcos é de boa talha dourada com cachos e águias, o qual se diz ter vindo também daquela extinta ermida.
No trono fica um crucificado com cerca de um metro, uma razoável escultura de madeira para aqui trazida de Santarém quando da extinção dos conventos em 1834. Do lado da epístola temos a imagem do padroeiro da capela de São Domingos, antiga escultura de pedra que veio da sua ermida que existiu no alto ainda denominado São Domingos, perto do lugar de Marruas. Do lado oposto, uma vulgar imagem do Sagrado Coração de Jesus.
A lâmpada de latão que se vê nesta capela, com uma cruz de Cristo na suspensão, é um interessante exemplar de arte do renascimento. Na sacristia, encontra-se uma apreciável imagem de N.ª S.ª da Graça, uma escultura antiga de pedra e ainda sobre o arcaz, um curioso grupo da Santíssima Trindade, escultura de madeira que igualmente pertenceu à ermida da Barreira Alva.
Antes de abandonarmos a capela, podemos ainda observar uma inscrição tumular ao centro, junto do degrau que sobe para a capela-mor, na qual se vê gravada a seguinte data MCMIII, indicativa da reparação do pavimento que foi ladrilhado a mosaico: Sª DE VTE DE A BREV PAES E DE SEVS HERDROS 1636.
Além da visita à Capela de São Domingos, a aldeia de Marruas conta com outras opções de lazer, como o pequeno parque infantil com equipamentos de manutenção, um pequeno parque de merendas com uma fonte e o polidesportivo da ACDR Marruas, que oferece atividades esportivas aos visitantes.
A Associação Cultural Desportiva e Recreativa de Marruas é responsável por dinamizar a aldeia, oferecendo uma ampla gama de atividades culturais e esportivas aos residentes e visitantes. Já a Associação de Caçadores Garça Real tem sua sede na aldeia, oferecendo opções de caça para quem gosta do esporte.
Marruas é uma aldeia rica em história e cultura, e a Capela de São Domingos é um dos seus principais atrativos turísticos. O turista que visita Marruas pode ainda desfrutar do ambiente tranquilo e acolhedor da aldeia, conhecer o casario antigo e conversar com os moradores mais antigos, que têm muitas histórias para contar.
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 39.465607,-8.5834353
Coordenada DMS: 39°27'56.2"N 08°35'0.4"W