Categoria: Arquitetura militar > Castelo
Distrito: Santarém > Tomar > São João Baptista
O Castelo de Tomar é um importante marco histórico da cidade de Tomar, localizada no Ribatejo, distrito de Santarém, em Portugal. Integrado no conjunto arquitetónico do Convento de Cristo, este castelo templário foi construído em 1160 pelo Mestre da Ordem dos Templários em Portugal, D. Gualdim Pais, filho de Paio Ramires. Sua localização estratégica, em um outeiro à margem direita do rio Tomar, permitiu a complementação da linha defensiva do acesso por Santarém, à capital, Coimbra, durante a época da Reconquista.
O Castelo de Tomar é composto por uma dupla cintura de muralhas, que delimitavam o burgo intramuros e a praça de armas. O castelo apresenta elementos de arquitetura militar nos estilos românico, gótico e renascentista. Em seu interior, destaque para a Torre de Menagem, com planta retangular dividida internamente em três pavimentos. A Torre de Dona Catarina e a Charola são outros importantes elementos defensivos do castelo.
A história do castelo está inteiramente ligada à história dos Templários em Portugal. Após a extinção da Ordem pelo Papa Clemente V, em 1312, os bens foram transferidos para a Ordem de Nosso Senhor Jesus Cristo, criada por D. Dinis, em 1321. A sede da nova ordem foi posteriormente transferida para Tomar, em c. 1338. Mais tarde, o Convento de Cristo foi ampliado por D. Manuel e D. João III, com obras de restauro e reforço no Castelo de Tomar.
O Castelo de Tomar é um Patrimônio da Humanidade, além de um Monumento Nacional,
Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Castelo_de_Tomar
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 39.603495,-8.41755
Coordenada DMS: 39°36'12.6"N 08°25'3.2"W