Categoria: Arquitetura religiosa > Igreja
Distrito: Santarém > Tomar > São João Baptista
A Igreja Matriz de Tomar, dedicada a São João Batista, é um impressionante marco histórico na Praça da República. Construída no final do século XV, a igreja apresenta um portal manuelino decorado com motivos botânicos, animalistas e geométricos, rematado por um coruchéu octogonal, típico do estilo arquitetônico da época.
No interior, é possível admirar a beleza de um púlpito em pedra, os elegantes azulejos denominados "Ponta de diamante" e pinturas do século XVI, destacando-se uma Última Ceia do talentoso artista português do Renascimento, Gregório Lopes.
A área circundante da igreja é o centro da Festa dos Tabuleiros, um evento único em Tomar, de origem pagã, que acontece a cada quatro anos em julho. Nesta festividade, as jovens da cidade, vestidas de acordo com as cores de sua freguesia, transportam tabuleiros com pães e flores na cabeça. A celebração tem vínculos semelhantes com as Festas do Espírito Santo nos Açores e é sempre um evento muito aguardado entre os habitantes de Tomar.
O charme histórico e artístico da Igreja Matriz de Tomar é indiscutível e foi reconhecido pelo país em 1910, que classificou o edifício como Monumento Nacional.
Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_de_S%C3%A3o_Jo%C3%A3o_Baptista_(Tomar)
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 39.603682,-8.414486
Coordenada DMS: 39°36'13.3"N 08°24'52.1"W