Categoria: Arquitetura civil > Janela
Distrito: Santarém > Santarém > São Salvador
Situada na Praça Sá da Bandeira, n.º 12 a 13, no centro histórico de Santarém. Esta janela encontra-se no andar intermédio de um edifício de três pisos, em frente à Igreja do Seminário e perto da Igreja de Nossa Senhora da Piedade.
A janela é um exemplo marcante do estilo manuelino, típico do reinado de D. Manuel I. É decorada com detalhes esculpidos em pedra calcária, incluindo arcos trilobados e uma coluna central com influências mudéjares.
O edifício terá sido construído no século XVI, sendo associado ao antigo Paço Real de Santarém. Há uma lenda local que sugere que D. Pedro I teria assistido a um evento importante da história de Portugal a partir desta janela.
Feita de cantaria lavrada em calcário, demonstra a qualidade e o detalhe da arquitetura manuelina, com elementos decorativos que misturam influências portuguesas e mediterrânicas.
Esta janela é considerada um Imóvel de Interesse Público desde 1917, sendo protegida por legislação que também abrange a zona envolvente.
O edifício onde está localizada a janela é atualmente utilizado como espaço comercial no piso inferior, mantendo o carácter histórico nos pisos superiores.
A janela manuelina da Praça Sá da Bandeira é um exemplo raro e bem preservado deste estilo arquitetónico, representando a ligação de Santarém à história e à arte do período manuelino.
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 39.237129406320925,-8.684894218158279
Coordenada DMS: 39°14'13.7"N 08°41'5.6"W