Entrar

Procurar outro ponto turístico

Procurar

Pelourinho de Alhos Vedros

Categoria: Arquitetura civil > Pelourinho

Distrito: Setúbal > Moita > Alhos Vedros

Localização

Encontra-se em Alhos Vedros, no concelho da Moita, distrito de Setúbal. É um ponto de interesse histórico e cultural na região.

Símbolo de autonomia

Representava a autonomia municipal da antiga vila de Alhos Vedros e das localidades vizinhas que pertenciam ao seu território.

Origem histórica

É uma construção manuelina do século XVI, associada às reformas realizadas durante o reinado de D. Manuel I, que promoviam a centralização e a organização das vilas e municípios.

Arquitetura

Apresenta um design simples, com um fuste liso, uma base decorada com cordas esculpidas e um capitel em forma de tronco piramidal, rematado com uma esfera armilar em ferro, símbolo típico da era manuelina.

Classificação

Desde 1933, é reconhecido como Imóvel de Interesse Público, destacando-se pela sua importância histórica e cultural.

Relevância turística

É uma peça essencial para entender a história e a identidade local, ideal para os que apreciam monumentos antigos e património nacional.

Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Pelourinho_de_Alhos_Vedros

Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt

Alhos Vedros é uma das mais antigas localidades da margem Sul do curso terminal do Tejo. A primeira referência conhecida a seu respeito data de 1298, ano em que se documenta já a sua igreja, dedicada a São Lourenço. Por essa altura, a vila era uma das duas sedes de freguesia do antigo concelho de Ribatejo - a par da extinta Sabonha, depois transformada em São Francisco no século XVII e hoje integrada no concelho de Alcochete -, e estava vinculada à Ordem de Santiago, que aqui possuía comenda. Por estes dados, tem-se sugerido que as origens do povoamento de Alhos Vedros se tenha verificado imediatamente após a conquista de Lisboa, Almada e Palmela, de 1147, evoluindo à medida que a Ordem de Santiago tomou posse das terras e as pretendeu desenvolver economica e populacionalmente. O pelourinho não data de tempos tão recuados, mas evoca ainda os tempos em que Alhos Vedros foi sede do território circundante. A sua construção deve situar-se pela segunda década do século XVI, imediatamente após a concessão de foral, passada por D. Manuel a 15 de Dezembro de 1514. De facto, são vários os elementos manuelinos que podemos encontrar nesta obra, reveladores de grande homogeneidade cronológica e artística. O principal (pelo maior impacto visual que tem), é o primeiro degrau em que se assenta o monumento (dos três ue formam a plataforma), de perfil circular e decorado com

Coordenadas DD: 38.65463973010977,-9.027861166777155
Coordenada DMS: 38°39'16.7"N 09°01'40.3"W

Meteorologia Alhos Vedros  Meteorologia Alhos Vedros

Sábado, 12
Chuva fraca
16° | 20°
Chuva fraca
Domingo, 13
Nuvens quebradas
13° | 19°
Nuvens quebradas
Segunda, 14
Chuva fraca
12° | 17°
Chuva fraca
Terça, 15
Chuva fraca
12° | 16°
Chuva fraca
Quarta, 16
Chuva fraca
11° | 17°
Chuva fraca
Quinta, 17
Chuva fraca
14° | 19°
Chuva fraca

Farmácia de Serviço Alhos Vedros  Farmácia de Serviço Alhos Vedros

Ver todas as farmácias do concelho (Moita)
Setúbal

  Ver por Concelho no distrito de Setúbal

Outros pontos de interesse no concelho (Moita)