Categoria: Arquitetura civil > Museu
Distrito: Setúbal > Setúbal > Alcochete
O Aposento do Barrete Verde de Alcochete é uma instituição tauromáquica de Portugal, localizada na vila de Alcochete, no distrito e concelho de Setúbal. Fundada em 1944, tem como objetivo promover a cultura, a educação e o entretenimento dos seus sócios, especialmente no que diz respeito à Festa Brava e às celebrações das Festas do Barrete Verde e das Salinas.
A criação do Aposento do Barrete Verde surgiu em resposta ao desinteresse da Santa Casa da Misericórdia de Alcochete em continuar a organizar as festas anuais da vila. Em 1943, a Sociedade Imparcial 15 de Janeiro de 1898, com o apoio da Câmara Municipal de Alcochete, assumiu a organização das festividades e, após o seu término, convidou várias personalidades da vila para um almoço e uma explanação sobre a importância da festa.
Deste almoço resultou a criação da primeira comissão organizadora e, após várias tentativas de encontrar um nome, António Rodrigues Regatão sugeriu “Aposento”, termo referente ao local onde os toureiros se preparam para a lide.
O Aposento do Barrete Verde de Alcochete fundou em 1965 o Grupo de Forcados Amadores, numa altura em que a instituição já estava fortemente ligada à tauromaquia. O grupo realizou o seu primeiro festival de homenagem em 9 de agosto do mesmo ano, na Praça de Toiros de Alcochete, com José Luis Carapinha Rei como cabo de grupo.
Hoje em dia, o Aposento do Barrete Verde de Alcochete continua a promover e a preservar a cultura tauromáquica em Portugal, bem como a organizar as celebrações emblemáticas de Alcochete, as Festas do Barrete Verde e das Salinas. É um local de visita obrigatória para os turistas que desejam aprender mais sobre a tradição tauromáquica e a história cultural da região.
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 38.7553132,-8.9631156
Coordenada DMS: 38°45'19.1"N 08°57'47.2"W