Categoria: Arquitetura civil > Fábrica
Distrito: Setúbal > Almada > Cacilhas
A Fábrica Romana de Salga de Cacilhas encontra-se no Largo Alfredo Diniz, em Cacilhas, perto da margem do Rio Tejo, numa zona de fácil acesso.
Em 1981, durante obras de saneamento, foram encontrados vestígios de uma antiga fábrica romana dedicada ao processamento de peixe, o que despertou grande interesse arqueológico.
Este local era usado para a produção de peixe salgado e de "garum", um molho muito popular na Roma Antiga, fabricado em grandes tanques chamados cetárias.
O sítio arqueológico inclui seis tanques de forma quadrada, construídos com pedras e revestidos com uma mistura especial. Estes tanques eram utilizados para a salga de peixe e produção do famoso molho.
A fábrica esteve ativa entre os séculos I a.C. e V d.C., sendo uma importante unidade na produção e comércio de conservas de peixe na época romana.
Durante as escavações, foram encontrados fragmentos de cerâmica romana, ânforas e moedas, além de vestígios de ocupações posteriores, como da época medieval, que indicam a longevidade da área.
O local está protegido por uma estrutura de vidro, permitindo aos visitantes observar os vestígios arqueológicos. Além disso, existem recursos multimédia disponíveis para aprofundar o conhecimento sobre a história e funcionamento da fábrica romana.
Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Cetária
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 38.52355524951457,-8.890229253867004
Coordenada DMS: 38°31'24.8"N 08°53'24.8"W