Categoria: Arquitetura civil > Museu
Distrito: Setúbal > Setúbal > Palmela
O Castelo de Palmela é um Monumento Nacional localizado na vila, freguesia e município de Palmela, no distrito de Setúbal, em Portugal. Situado na península de Setúbal, no contraforte Leste da serra da Arrábida, o castelo está próximo aos estuários do rio Tejo e do rio Sado, inscrevendo-se na chamada Costa Azul, no Parque Natural da Arrábida.
A sua torre de menagem, do alto da qual em dias claros a vista se descortina até Lisboa, é um dos pontos mais emblemáticos do Castelo de Palmela. Este castelo está classificado como Monumento Nacional desde 1910.
A ocupação humana da região onde hoje se encontra Palmela remonta ao período Neolítico, sendo que a região foi fortificada durante a romanização da Península Ibérica, em 106. A moderna pesquisa arqueológica comprova que a subsequente ocupação do seu sítio foi ininterrupta, inicialmente por Visigodos e, posteriormente, pelos Muçulmanos, estes últimos responsáveis pela primitiva fortificação, entre o século VIII e o IX, grandemente ampliada entre o século X e o XII.
Com a Reconquista cristã da Península Ibérica, Palmela foi conquistada pelos Portugueses em 1158. À época, as forças muçulmanas abandonaram-na, indo refugiar-se em Alcácer do Sal. As defesas do Castelo de Palmela foram danificadas durante esse episódio, tendo sido reconstruídas posteriormente.
No século XIII, a vila de Palmela foi doada à Ordem Militar de Santiago juntamente com Almada e Alcácer do Sal. Durante o reinado de D. João I, foram realizadas obras de ampliação e reforço no castelo (1423), sendo que D. João I determinou ainda a ereção da Igreja e do Convento onde a Ordem de Santiago se instalou a partir de 1443.
Nos séculos seguintes, o Castelo de Palmela foi sendo modernizado em termos defensivos, adaptando-o ao tiro de artilharia no século XVII. No século XVIII, a estrutura do castelo sofreu sérios danos com o terramoto de 1755.
Desde a extinção das Ordens Religiosas em Portugal em 1834, o castelo foi ocupado por um contingente do Exército português, sendo que, a partir da década de 1970, passou a integrar a rede Pousadas de Portugal.
Além disso, o Castelo de Palmela é um local popular para a realização de eventos culturais, como o Festival Internacional de Música de Palmela, que acontece todos os anos.
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 38.5659136,-8.9008231
Coordenada DMS: 38°33'57.3"N 08°54'3.0"W