Categoria: Arqueologia > Anta
Distrito: Setúbal > Grândola > Melides
A Dólmen da Pedra Branca é um monumento megalítico situado em Melides, concelho de Grândola e distrito de Setúbal. A sua construção remonta ao neolítico final e calcolítico final, e é composto por uma câmara poligonal e um corredor diferenciado.
Numa base de ocupação tipo almeriense, foram encontrados vários esqueletos acompanhados por abundante espólio arqueológico. Entre as peças encontradas, destacam-se placas-ídolos, vasos de cerâmica, pontas de setas, lâminas em sílex, machados e enxós de rochas, contas discóides em xisto e outros objetos.
Na camada superior, foram encontradas duas sepulturas individualizadas da cultura do vaso campaniforme. Entre o espólio retirado deste espaço, destacam-se crânios, um braçal de arqueiro, junções e pontas de setas, tipo Palmela e Alcalar, e cerâmica campaniforme simples e decorada.
A Dólmen da Pedra Branca é um local de valor histórico e arqueológico, que nos mostra um repositório funerário do neolítico final. Cerca de 65 ossadas humanas foram encontradas colocados em posição fetal e acompanhados por espolio. Apesar de não ser um local grande, a sua importância é inegável.
Para visitar o monumento, é possível ir a pé ou de carro, mas é importante ter em mente que a estrada é de terra batida. Apesar disso, os acessos são bons e a vista é espetacular. Vale a pena o passeio, pois é uma oportunidade única de conhecer um pouco mais sobre a história e os nossos antepassados.
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 38.11291431,-8.72373912
Coordenada DMS: 38°06'46.5"N 08°43'25.5"W